segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inauguração do Consultório com a Presidente Dilma


Olá, estimados leitores

A fim de dar início às atividades deste consultório, gostaria de compartilhar com vocês o equívoco mais distinto dos últimos dias, pronunciado por nossa Excelentíssima Presidente da República quando da comemoração do Dia da Independência (você pode vê-lo e ouvi-lo aqui, no tempo de 55 segundos, aproximadamente). O erro é tão distinto porque, ao ser cometido em um discurso oficial, todo o Brasil deve ter assistido a ele, apesar de, ao que parece, ninguém ter assistido a presidenta na revisão do seu pronunciamento.

Resumidamente, a presidente disse a frase: "...a crise (...) da qual nós nos saímos...” Ora, como o leitor já deve ter percebido, o erro está na regência do verbo sair, e provavelmente ocorreu por causa da oração relativa (em negrito) em que estava inserido.

Vejamos com mais calma. A oração relativa da presidente poderia ser reescrita como: “nós nos saímos da crise”, mas, como todos certamente perceberam, ninguém “se sai” de algum lugar. As pessoas, na verdade, “saem dos lugares”. O “nos”, portanto, na expressão da presidente, está equivocado. O melhor seria “nós saímos da crise”, o que levaria à frase: “...a crise (...) da qual nós saímos...”. Muito mais simples e elegante, não é?

Com isso, damos por inauguradas as nossas consultas linguístico-gramaticais. Se você tem qualquer dúvida, por favor pergunte-me e eu ficarei imensamente feliz em ajudá-lo.

Da prestativa
Drª Norma

Nenhum comentário:

Postar um comentário