Olá, Drª Norma.
Dia destes, assistindo a um programa de televisão escutei a seguinte frase: "não há mais nada eu e você". Fiquei com dúvida quanto ao uso do pronome eu. Esta frase está correta? Era um programa de auditório e quase todos falavam sem se preocupar com a norma culta. Isso justificaria esta construção? Aproveito para perguntar se utilizei corretamente o verbo (assistir).
Obrigada.
Jeandra.
_________________________
Cara Jeandra,
na oração: "não há mais nada entre eu e você" o uso da forma reta do pronome, neste caso o "eu", predomina na linguagem coloquial e também em alguns registros literários, por exemplo: Entre eu e minha mãe existe o mar.(Ribeiro Couto, PR, 365, citado por Cunha 2001). Contudo, a tradição gramatical aconselha o emprego das formas oblíquas tônicas depois da preposição entre. Desse modo, sua frase ficaria: "não há mais nada entre mim e você". É importante lembrar que o pronome de tratamento "você" nesta frase substitui o pronome oblíquo "ti", o qual tem seu uso restringido ao extremo Sul do Brasil e a alguns pontos da região Norte, ainda não suficientemente delimitados.
Portanto, na linguagem coloquial é completamente normal esse tipo de registro.
Sobre sua segunda questão, posso dizer que o uso está apropriado. O sentido do verbo é o fator importante no momento das dúvidas de regência. O verbo assistir em sua frase tem o sentido de presenciar, comparecer, logo, ele é transitivo indireto e regido pela preposição "a". Se o sentido desse verbo fosse prestar assistência, ajudar, ele seria transitivo direto, ou seja, não exigiria nenhuma preposição.
Espero ter ajudado!
Drª Norma
Nenhum comentário:
Postar um comentário