quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pronome reflexivo "se" / uso das reticências

Tirinha da Mafalda
Transcrição do diálogo da tirinha:
Quadrinho 1 
– Eu gosto do Natal porque as pessoas se amam muito mais. (Mafalda)
– Ah... você também sente isso? (amiga)
Quadrinho 2 
– Como fico feliz! Quer dizer que você também se ama muito mais no Natal? Eu, então, você nem imagina o quanto eu me amo no Natal! (amiga)
(Mafalda olha e não fala nada)
Quadrinho 3 
– Por que será que as pessoas se amam muito mais no Natal? (amiga)
(Mafalda olha e não fala nada, mas exprime decepção)

Querida Dra Norma,

Lendo e observando o pronome “SE”, empregado na tirinha da Mafalda, fiquei confusa. 
Não consegui entender direito o significado da tirinha. Acho que a decepção da Mafalda, mostrada no último quadrinho, está ligada ao emprego desse bendito pronome. 
A senhora poderia explicar os empregos do pronome “SE” e a decepção da Mafalda? 

Outra questão, seria sobre o uso adequado de reticências...
Na última semana, enquanto preparava um material didático para os meus alunos, esta dúvida surgiu quando precisei reduzir um texto que era muito extenso.
Como e quando usar a reticências? 
A forma expressa no diálogo está correta?

Amélia

5 comentários:

  1. Prezada consulente,

    Antes de examinar seu caso, gostaria de parabenizá-la pelo uso do texto na sua pergunta, pois o estudo da língua de modo contextualizado é muito mais produtivo. Espero, inclusive, que os próximos consulentes motivem-se a fazer o mesmo que você!
    De fato, Amélia, a decepção de Mafalda está ligada ao emprego do pronome, que gera uma ambiguidade interpretativa. Toda tirinha tem seu humor fundamentado em uma quebra de expectativa; no exemplo transcrito por você, temos duas, uma linguística e outra cultural.
    Você não foi tão clara ao pedir explicação sobre os empregos do pronome “se”, mas acredito que faça referência àqueles presentes no texto, até porque são várias as funções do “se” na língua portuguesa. Partindo desse pressuposto, explicarei a você os casos de voz reflexiva (é aquela em que o sujeito exerce e sofre o processo verbal, ou seja, é agente e paciente ao mesmo tempo), haja vista que o “se” funciona como pronome reflexivo em todas as ocorrências do texto.

    Quando o sujeito é simples, está no singular e, além de praticar, sofre a ação verbal, estamos diante de um caso simples de voz reflexiva. Exemplo: Ele cortou-se com a faca (cortou e foi cortado ao mesmo tempo).
    Nos casos em que a voz reflexiva acontecer com sujeito composto ou simples plural, a gramática prevê a existência de uma voz reflexiva recíproca. Isso porque, tendo dois elementos como sujeito, um praticaria a ação sobre o outro, que pratica a ação sobre o primeiro. Exemplo: “Os namorados abraçaram-se” (cada um, mutuamente, abraça o outro e é abraçado).Contudo, tal análise não é suficiente, pois pode haver situações em que se queira dizer simultaneamente que os dois elementos sofreram a ação desempenhada por si próprios sem relação entre eles. Nesse ponto, então, encontramos a ambiguidade linguística. Do exemplo “Eles cortaram-se com a faca”, podemos interpretar que um feriu o outro e foi ferido ou ainda que cada um separadamente feriu a si mesmo.
    A decepção de Mafalda explica-se, linguisticamente, pelo fato de ela ter pronunciado a frase “Eu gosto do Natal porque as pessoas se amam muito mais” com o sentido de reciprocidade, que é o que se espera culturalmente do clima natalino, enquanto sua amiga a interpretou de outra forma. A interlocutora de Mafalda quebrou suas expectativas ao entender que se tratava de cada um amar mais a si próprio (o que fica evidente em “(...)você não imagina o quanto eu me amo no natal!”) e não ao outro, o que revela um individualismo incomum à festividade religiosa e cultural em questão.

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  2. Antes de partir para sua dúvida de pontuação, aproveito o ensejo para corrigir o emprego de uma vírgula na formulação de sua pergunta; afinal, como sempre digo, vocês consulentes recorrem a mim com o objetivo de aumentar a proficiência no uso da língua. Não se separa, com vírgula, o sujeito do verbo, então em “Outra questão, seria sobre o uso adequado de reticências...” a vírgula equivocada deve ser suprimida. Um pouco mais adiante, faltou concordância nominal em “a reticências”, devendo o artigo flexionar em número.
    Prezada Amélia, as definições dos gramáticos concernentes às reticências são, infelizmente, superficiais. Contudo, devemos atentar à adequação ou inadequação do uso dessa pontuação em determinados gêneros textuais, tal como mencionarei adiante. De maneira geral, conforme resume Azeredo, as reticências assinalam interrupções e hesitações em geral. Complementando, Celso Cunha afirma ainda que elas pertencem ao grupo que abarca os sinais de pontuação cuja função essencial é marcar a melodia, a entonação.
    Em gêneros textuais fluidos, mais informais (como piadas, peças teatrais e histórias em quadrinhos), o uso das reticências é complemente adequado para transmitir sentimentos, sensações e interrupções discursivas dificilmente transmissíveis sem auxílio de entonação e expressão facial. Tome cuidado apenas com o uso dessa pontuação em textos que apresentam rigor formal e/ou exigem a omissão do enunciador, como textos argumentativos técnicos ou jornalísticos.
    Nesses tipos de texto, as reticências aparecem – tal como você quis fazer no ensejo da redução do material didático ¬– entre parênteses para demarcar supressão de um fragmento. A ABNT prescreve o modo técnico como o corte de um texto deve ser feito, indico que você recorra a esse documento como forma de aperfeiçoamento da sua escrita.
    Antes de me despedir, alerto que a tirinha apresentada não confere com aquela que consultei para responder-lhe, na qual não constam as reticências na primeira fala da amiga de Mafalda. Porém, se a intenção do emprego da pontuação referida foi a de supressão de um trecho, digo-lhe que foi feita inadequadamente.

    Agradeço a confiança e espero ter curado sua dúvida,
    Dra. Norma.

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    Respostas
    1. A questão da Mafalda quero saber onde está. Voz reflexiva a si mesma ou a si mesmas( equivale)

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    2. A questão da Mafalda quero saber onde está. Voz reflexiva a si mesma ou a si mesmas( equivale)

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  3. Scr me ajudem,preciso disto hoje ,sobre o texto da Mafalda eu gostaria de saber por quantas orações é formada o 2° quadrinho? E como pode se classificar tal periodo

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