Caríssima Drª Norma,
Dia desses, o editorial do jornal que assino veio com a seguinte construção: "Tratam-se de problemas pontuais, fáceis de serem resolvidos". Essa construção, "tratam-se", está de acordo com a norma padrão? Que diagnóstica a senhora dá para essa frase?
Caríssimo André,
ResponderExcluirO diagnóstico que tenho para esta frase não é muito bom, pois, de acordo com a Norma Culta Padrão, a construção “tratam-se” está incorreta pelo seguinte motivo: o sujeito da frase - "Tratam-se de problemas pontuais, fáceis de serem resolvidos" – é indeterminado, nesse caso, sai o sujeito, entra o pronome “se”, que é chamado pela gramática de índice de indeterminação do sujeito, logo, o verbo fica no singular. Talvez, o jornalista que escreveu essa frase achou que “de problemas pontuais” fosse o sujeito da oração, por isso colocou o verbo no plural.
Mas, o sujeito de uma oração, seja ele ativo ou passivo, não pode ser um termo preposicionado, a preposição “de” inicia os complementos nominais ou verbais, então o verbo não concorda com “de problemas pontuais”, que como vimos anteriormente exerce função de complemento.
Sendo assim, a forma correta para o verbo “tratar” nessa frase é: “Trata-se de problemas pontuais, fáceis de serem resolvidos.”
Da prestativa,
Drª Norma