Boa noite, Doutora Norma! Qual a diferença no emprego do verbo ir nas seguintes orações?
Ele foi a Paris durante as férias.
Ele vendeu tudo que tinha no Brasil e foi para Paris.
Cara Vivianne, O remédio para a cura desta doença é bem simples, analisemos as possíveis regências que o verbo ir apresenta: quando empregado no sentido de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo, como nos exemplos a seguir: “Eu vou de avião.” “Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção.” Quando apresentar o sentido de deslocar-se de um lugar a outro, o verbo "Ir" será Transitivo Indireto. Observe: “Marco vai à São Paulo duas vezes por mês.” “Meu dentista foi para o Rio de Janeiro.” Nas orações acima, assim como também nos exemplos que você mencionou, há preposições diferentes complementando o sentido do verbo ir. No primeiro caso foi utilizada a preposição a, pois o sujeito da frase (Marco) vai à São Paulo, mas não há a intenção de permanecer, ou seja, morar definitivamente na Cidade da Garoa. Já no segundo caso foi empregada a preposição para, porque houve, ao contrário do primeiro exemplo, o propósito de residir no Rio de Janeiro. Cabe ressaltar também que, de acordo com a realidade linguística atual, o verbo “Ir” empregado como Transitivo Indireto pode ser usado com a preposição em, veja o exemplo: “Fui no cinema.”
Cara Vivianne,
ResponderExcluirO remédio para a cura desta doença é bem simples, analisemos as possíveis regências que o verbo ir apresenta: quando empregado no sentido de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo, como nos exemplos a seguir:
“Eu vou de avião.”
“Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção.”
Quando apresentar o sentido de deslocar-se de um lugar a outro, o verbo "Ir" será Transitivo Indireto. Observe:
“Marco vai à São Paulo duas vezes por mês.”
“Meu dentista foi para o Rio de Janeiro.”
Nas orações acima, assim como também nos exemplos que você mencionou, há preposições diferentes complementando o sentido do verbo ir. No primeiro caso foi utilizada a preposição a, pois o sujeito da frase (Marco) vai à São Paulo, mas não há a intenção de permanecer, ou seja, morar definitivamente na Cidade da Garoa. Já no segundo caso foi empregada a preposição para, porque houve, ao contrário do primeiro exemplo, o propósito de residir no Rio de Janeiro.
Cabe ressaltar também que, de acordo com a realidade linguística atual, o verbo “Ir” empregado como Transitivo Indireto pode ser usado com a preposição em, veja o exemplo:
“Fui no cinema.”
Da prestativa,
Drª Norma