segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dúvida Mike

Dr Norma, dizer ou escrever "te amo" é errado? Disseram-me que é errado, porém é uma expressão bastante comum. O que acontece? 






Caro Mike,


De acordo com as regras gramaticais, o pronome átono nunca pode estar proclítico (isto é, antes do verbo), caso ele esteja iniciando uma frase. Para tornar essa sentença adequada, basta dizer à sua amada: "amo-te" ou, então, "eu te amo". Contudo, no Brasil, a colocação desses pronomes, em muitos casos, difere da realidade portuguesa. Portanto, considerando as características do português brasileiro, há sim a possibilidade de se iniciarem frases com pronomes átonos ("me desculpe"; "me arrepio"; "te amo"). Cabe ressaltar que esse uso é adequado oralmente, coloquialmente, entretanto, em uma prova ou redação você deve se pautar pela Norma. 

Espero ter ajudado,

Drª Norma. 

Um comentário:

  1. Olá, doutora Norma

    Quando eu era criança meu pai vivia me corrigindo dizendo que o correto não era "imprimido" e sim "impresso". Afinal, qual é a forma correta?

    Fernanda



    Olá, Fernanda.
    Alguns verbos, chamados abundantes, possuem um particípio regular e outro irregular. Para evitar confusões é preciso conhecer a estrutura dos verbos. Certos falantes dizem pago e pagado e, por analogia, chego e chegado. Segundo a norma culta o primeiro caso está correto, pois o verbo pagar é abundante. Já o verbo chegar, do segundo exemplo, tem apenas o particípio chagado, sendo desaconselhável a forma chego em situações formais. Quanto ao seu exemplo, Fernanda, o verbo imprimir é um verbo abundante da 3ª conjugação com particípio regular em –ido e uma forma reduzida ou anormal, ou seja, tem dois particípios; imprimido e impresso. Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra (2007, pág. 442 e 443), os particípios regulares (aqueles terminados em -ado e –ido) devem ser empregados “na constituição dos tempos compostos da voz ativa, isto é, acompanhada dos auxiliares ter ou haver; a irregular usa-se, de preferência, na formação dos tempos da voz passiva, ou seja, acompanhada do auxiliar ser.” Segundo os autores, o verbo “imprimir possui duplo particípio quando significa ‘estampar’, ‘gravar’.” Portanto, neste ponto, você era uma criança que não precisava de correção.

    ResponderExcluir