Dr Norma, dizer ou escrever "te amo" é errado? Disseram-me que é errado, porém é uma expressão bastante comum. O que acontece?
Caro Mike,
De acordo com as regras gramaticais, o pronome átono nunca pode estar proclítico (isto é, antes do verbo), caso ele esteja iniciando uma frase. Para tornar essa sentença adequada, basta dizer à sua amada: "amo-te" ou, então, "eu te amo". Contudo, no Brasil, a colocação desses pronomes, em muitos casos, difere da realidade portuguesa. Portanto, considerando as características do português brasileiro, há sim a possibilidade de se iniciarem frases com pronomes átonos ("me desculpe"; "me arrepio"; "te amo"). Cabe ressaltar que esse uso é adequado oralmente, coloquialmente, entretanto, em uma prova ou redação você deve se pautar pela Norma.
Espero ter ajudado,
Drª Norma.
Olá, doutora Norma
ResponderExcluirQuando eu era criança meu pai vivia me corrigindo dizendo que o correto não era "imprimido" e sim "impresso". Afinal, qual é a forma correta?
Fernanda
Olá, Fernanda.
Alguns verbos, chamados abundantes, possuem um particípio regular e outro irregular. Para evitar confusões é preciso conhecer a estrutura dos verbos. Certos falantes dizem pago e pagado e, por analogia, chego e chegado. Segundo a norma culta o primeiro caso está correto, pois o verbo pagar é abundante. Já o verbo chegar, do segundo exemplo, tem apenas o particípio chagado, sendo desaconselhável a forma chego em situações formais. Quanto ao seu exemplo, Fernanda, o verbo imprimir é um verbo abundante da 3ª conjugação com particípio regular em –ido e uma forma reduzida ou anormal, ou seja, tem dois particípios; imprimido e impresso. Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra (2007, pág. 442 e 443), os particípios regulares (aqueles terminados em -ado e –ido) devem ser empregados “na constituição dos tempos compostos da voz ativa, isto é, acompanhada dos auxiliares ter ou haver; a irregular usa-se, de preferência, na formação dos tempos da voz passiva, ou seja, acompanhada do auxiliar ser.” Segundo os autores, o verbo “imprimir possui duplo particípio quando significa ‘estampar’, ‘gravar’.” Portanto, neste ponto, você era uma criança que não precisava de correção.