sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que são anáfora e catáfora?

Sua Dúvida *
Oi, Drª Norma, a sra pode diagnosticar os elementos coesivos anáfora e catáfora?
Seu Nome *
Marcos Cordeiro






Claro que posso, Marcos

É um grande prazer poder ajudá-lo. Além do mais, a sua pergunta é das mais simples e, tenho certeza, rapidamente você estará curado.

Os elementos coesivos, como se sabe, são os elementos formais (lembre-se “formais” se refere à forma, àquilo que está escrito no textos, ou seja, às palavras e expressões ali escritas e não ao significado subjacente a elas) responsáveis por garantir a unidade, a interrelação entre as diversas partes do texto.

Nesse sentido, anafóricas são todas aquelas palavras ou expressões que retomam algo já dito no texto. Elas (e esse “elas” é anafórico, pois retoma “aquelas palavras ou expressões”) são assim chamadas porque repetem algo já dito, pois, em grego, “anaforá” significa, justamente, “repetição” (Cuidado, porém, para não confundir (i) anáfora, um elemento de coesão textual e (ii) anáfora, uma figura de linguagem, caracterizada pela repetição de palavras no inícios dos versos).

Por outro lado, catafóricas são todas as palavras ou expressões que anunciam algo ainda não dito no texto. Nesse sentido, só tenho a dizer isso (e esse “isso” é catafórico, pois eu ainda disse o que anunciei): a catáfora tem esse nome porque vem do grego kataforá, que significa “baixar”, “levar para baixo”. Ora, como os textos são escritos de cima para baixo, fica explicado o nome.

Curado, querido Marcos?

Da sempre presente
Doutora Norma

Nenhum comentário:

Postar um comentário