sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O plural de "cidadão"

Sua Dúvida *
Olá Dr. Norma! Ao conversar com meus amigos na noite passada, acabei travando na hora de falar a palavra "cidadão" no plural. Pode parecer ridículo, mas eu não soube dizer ao certo como se pronunciava e quanto mais eu pensava, menos eu chegava a uma conclusão. Poderia me dizer o certo e por quê? Qual o plural de "cidadão"?
Seu Nome *
Heitor Victor





Travado Heitor Victor, não se desespere. É normal que você não saiba o plural de “cidadão” e é normal, também, que quanto mais você pense, mais confuso fique. Isso ocorre porque o plural de palavras desse tipo é feito diacronicamente (levando-se em conta a história da língua e suas origens) e não sincronicamente (baseado no que a população diz atualmente).

O plural em português, portanto, vem do caso acusativo plural latino. Assim, a palavra “pão”, cujo acusativo plural é “panes” faz plural em português “pães”. A palavra “lição”, por outro lado, cujo acusativo plural é “lectiones”, faz plural em português “lições”. A questão toda está na terminação: se em latim for -es, o plural será -ões; se em latim for -ones, o plural será -ão.

A palavra “cidadão”, como você bem sabe, vem do latim “civis”, cujo acusativo plural é “cives”, terminado em -es. O plural, portanto, é “cidadãos”. Não precisa pensar mais, viu? Agora, quando tiver dúvidas quanto a plurais esquisitos, basta apenas olhar para a história da língua.

Um beijo grande
Da Doutora Norma

Nenhum comentário:

Postar um comentário