sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Acento grave indicativo de crase antes de nomes próprios femininos

Olá, Doutora Norma.
Tenho uma dúvida quanto ao emprego do sinal indicativo de crase antes de nome próprio feminino. Em "Mandei uma carta à Joana", por exemplo, também estaria correta a forma "Mandei uma carta a Joana"?

Agradeço desde já.
Marina


Queridíssima Marina

Seu problema é o menor dos menores. Por isso, não se aflija.

Como você bem sabe, o uso do acento grave (`) indicativo de crase (um fenômeno fonético absolutamente comum na história do português) deve ser feito apenas quando da junção de dois “as”: uma preposição “a” e um artigo “a”.

E é justamente por isso que o uso do acento grave é facultativo diante de nomes próprios femininos. Ora, como você bem sabe, o uso do artigo é facultativo diante de nomes femininos. Na verdade, diria que o uso do artigo é obrigatório ou facultativo de acordo com a variedade.

Assim, se se diz: “Marina é uma boa aluna”, sem o uso de artigo antes de “Marina”, então não se usará acento grave em “Referi-me a Marina como exemplo de boa aluna.” Por outro lado, se se diz: “A Marina é boa aluna”, com o artigo antes de “Marina”, então o ideal seria dizer “Referi-me à Marina como exemplo de boa aluna”.

Uso facultativo portanto. Simples, não?

Da sempre prestativa
Doutora Norma

Nenhum comentário:

Postar um comentário