sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dúvida Marcos


Olá, Drª Norma.
Gostaria de saber se o modo e o tempo do verbo satisfazer estão corretos na seguinte frase:
Não estou certo de que essa decisão SATISFAZ a todos.


Querido Marcos,

Sua dúvida é pertinente.  Inicialmente falemos sobre o tempo e o modo verbal.
Os modos do verbo – são conforme a posição do falante em face da relação entre a ação verbal e seu agente.  Os tempos dos verbos são: presente, pretérito e futuro.

Para esclarecer sua dúvida falarei apenas dos seguintes modos:

*Indicativo – em referência a fatos como verossímeis ou tidos como tais:
Ex.: Canto, cantei, cantava, cantarei.
*Subjuntivo – em referência a fatos incertos:
Ex.: Talvez cante, se cantasse.

Como a frase se trata de uma suposição: Não estou certo de que... Devemos empregar o modo subjuntivo, em referência a fatos incertos. Quanto ao tempo verbal não há dúvida é o presente.            

                                 Ex.:  Que eu satisfaça
                                         Que eu cante

Assim, a frase estaria mais adequada empregando o verbo no modo subjuntivo: não estou certo de que essa decisão satisfaça a todos.

Espero que minha explicação lhe satisfaça,
Drª Norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário