Olá, Dra. Norma.
Gostaria de saber uma coisa: como diferenciar um adjunto adnominal de um predicativo do objeto? Desde meus tempos de ginásio - se é que ainda posso chamar assim - que isso atormenta minha capacidade de análise sintática. Mando, desde já, os meus agradecimentos.
Prezado consulente,
acredito que não será difícil superar seu trauma. Veja bem: o adjunto adnominal irá caracterizar um nome – substantivo, adjetivo ou advérbio – sem a intermediação de um verbo, e é um termo ACESSÓRIO, isto é, não faz parte da estrutura básica da oração. Já o predicativo do objeto é um termo que se relaciona ao objeto atribuindo-lhe uma característica e se configura como um termo INTEGRANTE da oração. Para distinguir um do outro, tente substituir o complemento por um pronome correspondente, conforme os exemplos abaixo:
. Encontrei o livro todo rabiscado na biblioteca. => Encontrei-o todo rasgado na biblioteca.
Nessa frase, o pronome não substitui o termo todo rabiscado, ele precisa ser dito. Quando isso acontecer, teremos, então, um predicativo do objeto, que por ser termo integrante da oração, é indispensável para a construção básica do sentido.
. Não encontrei o livro novo na biblioteca. => Não o encontrei na biblioteca. Neste exemplo, o adjetivo novo, foi substituído, junto ao nome, pelo pronome. Nesse caso, teremos um adjunto adnominal.
Espero ter ajudado.
Dra. Norma
Muito boa a explicação!! :)
ResponderExcluir