sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nova ortografia

Dra Norma, boa tarde!

Gostaria de saber o plural do termo máformação, que, de acordo com a nova ortografia se escreve assim, junto. Dada a resposta, pergunto em sequência para enfeixar a resposta: existem outras ocorrências semelhantes à essa e uma regra específica que determine que seja feito dessa forma?

Sou antecipadamente grato.

O Sexto Perguntador

Um comentário:

  1. Sexto Perguntador,
    De acordo com meus estudos sobre a Nova Ortografia com base no livro do professor Bechara, máformação não é a grafia determinada sob o ponto de vista da Linguística, mas sim, má-formação ou, junto, sendo malformação. O plural de ambos casos, respectivamente, é más-formações e malformações.
    Sobre o hífen no "mal", Bechara fala emprega-se o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro elemento está representado pela forma mal e o segundo elemento começa por vogal, "h" ou "l".
    Bechara diz que se emprega o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representado por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal. Um dos exemplos que ele coloca é tio-avô que, no plural fica tios-avós; amor-perfeito é mais um que fica amores-perfeitos.
    Espero ter sanado a sua dúvida.

    ResponderExcluir