terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Função sintática

Olá Drª Norma!

Dessa vez minha dúvida não é sobre formas nominais. Minha patologia mudou: Sofro agora de um mau sintático.
Na oração eternizada por Jesus Cristo nos Evangelhos: "Amai-vos uns aos outros", qual é a função sintática de "uns outros"?

4You

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido(a) consulente!
    Tudo começa com a natureza semântica do mandamento de Jesus Cristo que implica uma ação de reciprocidade: 'vós amai' (que na forma imperativa perde o 's') e 'amai-vos'. Assim como 'nos' e 'se', 'vos' é um pronome oblíquo recíproco e traduz a ideia de que a ação expressa pelo verbo ocorre reciprocamente. A expressão 'uns aos outros' também mantém a ideia de reciprocidade e reforça o pronome 'vos', por isso, os dois termos apresentam mesma função sintática. São objetos diretos, complementos do verbo 'amar'.
    No entanto, a expressão 'uns aos outros' é um caso específico de objeto direto preposicionado que ocorre por ênfase, como em 'Eles se prezam uns aos outros'.Assim, nessa oração, percebemos um caso de redobro sintático, uma espécie de pleonasmo sintático, no qual há dois termos de mesma função sintática que se reiteram.
    É válido lembrar que há autores que desconsideram a classificação de 'objeto direto preposicionado' e só levam em conta objeto indireto. Assim, 'vos' seria OD e 'uns aos outros' OI. Se ainda tiver dúvida, você poderá consultar as gramáticas de nossos caríssimos gramáticos Evanildo Bechara e Manoel Pinto Ribeiro.
    Espero que esse mal sintático seja curado antes que escrever 'mau sintático' se torne um mau hábito.
    Abraços!
    Doutora Norma.

    ResponderExcluir