terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Incluso" ou "incluído"?

Drª Norma, já faz um tempo que concluí meus estudos secundaristas.
Sou de um tempo em que a maioria das mulheres terminava o antigo colegial, logo em seguida se casava, se dedicava às prendas do lar e só voltava a ter contato com os estudos no momento em que auxiliava seus filhos nas lições da escola.
Estou com umas dúvidas faz uns dias, desde que levei minha neta para fazer inscrição em um curso de idiomas, porque ouvi da atendente o seguinte: "O valor do material didático está 'incluso' no valor da matrícula".
Fiquei em dúvida e bastante incomodada, pois não me lembro se 'incluso' está certo (uma vez que costumo usar a forma 'incluído').
Por isso, gostaria de saber se o correto é "incluso" ou "incluído" ou se ambas as formas estão corretas, em qualquer contexto. E na frase dita pela atendente, é correto o emprego do "incluso" ou ela deveria usar "incluído"?
Saudades dos meus tempos de escola... Muito obrigada por seus esclarecimentos, e saiba que a admiro muito, pois fomos colegas de turma lá nos anos de mil novecentos e...não revelemos nossa idade.

Beijos, querida!

Amélia

Um comentário:

  1. Cara Amélia,

    Não é preciso ficar incomodada: a moça está corretíssima quanto ao uso do particípio irregular "incluso".
    O verbo "incluir", como muitos outros verbos em língua portuguesa, é um verbo abundante. Isso significa que ele admite duas formas de particípio: o regular e o irregular. A forma regular, segundo a norma, deve ser utilizada com os verbos auxiliares "ter" e "haver", na voz ativa. A forma irregular é mais usada na voz passiva com os auxiliares "ser", "estar" e "ficar".
    Assim, temos:

    A conta foi paga ontem / Já tinha pagado a conta.
    Fui pega de surpresa, por isso me assustei./ Ele havia pegado o carro na oficina.
    O trabalho foi impresso./ Tinha imprimido o trabalho.
    O chão ficou enxuto. / A D. Angela havia enxugado a louça.

    A rigor, essa é a recomendação das gramáticas mais tradicionais. É claro, no entanto, que o uso corrente consagra algumas formas fora dessa regra - você não estranharia tanto ouvir "Eu tinha pego o carro na oficina". Por outro lado, seria no mínimo estranho dizer que no almoço você comeu galinha "fritada", não?

    O estranhamento é, de fato, uma das melhores maneiras de se identificar um uso problemático da língua, mas tome cuidado apenas para não problematizar o que já está correto (ou corrigido?)!

    Um forte abraço!

    Doutora Norma

    ResponderExcluir