quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Vasculante/Vasculhante" ou "Basculante/Basculhante" ?

Oi Doutora Norma,
tenho uma dúvida...
Minha casa está em obra e eu fiquei escutando o pedreiro conversando o dia todo com meu pai. O pedreiro falou várias vezes  a palavra "vasculante".
Depois que o rapaz foi embora, perguntei ao meu pai se o certo era "vasculante" mesmo, ele me respondeu que, com certeza, o certo é "basculhante". Minha mãe ouviu e entrou na conversa, ela disse que o certo era "vasculhante".
Ficamos em casa discutindo muito tempo sobre isso e não chegamos a nenhuma conclusão. A senhora poderia me ajudar?
Qual é o certo? Vasculhante (segundo minha mãe), vasculante (segundo o pedreiro), basculhante (segundo meu pai) ou basculante (como já havia escutado anteriormente de outras pessoas)?
Desde já obrigada!

Uerjianos

3 comentários:

  1. As palavras "vasculante", "basculhante" e 'vasculhante' não são formas dicionarizadas. Vasculhar é um verbo que significa procurar com atenção,portanto, não faz referência ao objeto mencionado. Nesse caso, a forma correta é basculante, como vocês tem ouvido falar.
    A título de curiosidade, é válido saber que esses fenômenos de troca do som de "B" pelo "V" e do "L" por "LH" não são totalmente estranhos à língua e recebem até mesmo um nome: degeneração e palatalização, respectivamente.
    Foi através deles que formas latinas como "caballu", "amabamus" e "conselio" se tornaram "cavalo", "amávamos" e "conselho".
    Será que num futuro distante estaremos falando todos "vasculhante", resolvendo essa indefinição familiar?!
    Espero ter sanado sua dúvida.
    Um abraço!
    Doutora Norma.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela orientação. Abraços!

    ResponderExcluir