quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Infinitivos pessoal e impessoal

Um dia, preenchendo um formulário de avaliação de funcionários de uma empresa, eu escrevi: "eles fazem o possível para ser referência na empresa". Depois de reler a frase, fiquei com dúvida de deveria deixá-la como estava ou se deveria escrever "eles fazem o possível para serem...", flexionando também o verbo "ser". Qual forma seria correta? Há alguma norma que me ajude a fazer construções desse tipo sem dificuldades?

O Sexto Perguntador

Um comentário:

  1. Prezado consulente,

    Examinando seu quadro, apresento-lhe o seguinte diagnóstico:

    Existem dois fatores que, segundo a gramática normativa, tornam facultativo o emprego dos infinitivos pessoal e impessoal na frase escrita por você. Um deles diz respeito à elipse (zeugma, na verdade, pois o termo já foi expresso anteriormente) do sujeito da segunda oração (“ser referência na empresa”) e o outro se refere à natureza do verbo auxiliar empregado, que é de ligação (exemplos: ser, estar, ficar, tornar-se). Sendo assim, visando ao respeito às regras gramaticais, você poderia preencher o formulário das duas formas.

    Entretanto, desejamos e precisamos sempre buscar proficiência na comunicação e a língua nos serve nesse aspecto, então vamos dominá-la? Repare que existem duas possibilidades de sentido para a frase e que, embora a diferença seja sutil, em um documento o qual exige maior detalhamento possível de informações, é pertinente extrema fidelidade aos fatos. “Eles”, a quem você se refere, podem ter finalidade de ser referência individualmente ou em grupo, no caso de uma equipe de trabalho. Optando pelo infinitivo impessoal (“Eles fazem o possível para ser referência”), dá-se mais a entender que cada um quer ser referência sozinho; pelo infinitivo pessoal (“Eles fazem o possível para serem referência”), que eles querem ser referência coletivamente.

    Agradeço a confiança e espero ter curado sua dúvida,

    Dra. Norma.

    ResponderExcluir