sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Classificação dos predicados

Cara Doutora,

Tenho dúvidas envolvendo as seguintes frases:

1. Maria tornou-se minha melhor amiga;
2. Maria tornou a falar comigo;
3. Alegre, Maria falou comigo sobre a boa noticia.

Quais as diferenças das classificações sintáticas dos predicados acima em função da predicação/transitividade dos respectivos verbos que os compõem?

Grato

Grupo quer saber. 

Um comentário:

  1. Caro consulente, em primeiro lugar, vamos relembrar as classificações dos predicados. Segundo a NGB, há três tipos: nominal, verbal e verbo-nominal. Podemos representá-los assim:

    Predicado Nominal: verbo de ligação + predicativo – possui núcleo nominal;
    Predicado Verbal: verbo significativo ou de ação (transitivo/ intransitivo) – possui núcleo verbal;
    Predicado Verbo- nominal: verbo significativo ou de ação + predicativo – possui núcleo verbal e outro nominal.

    Logo, para sabermos qual é o tipo de predicado, é necessário que conheçamos um pouco de transitividade verbal. Na primeira frase, “Maria tornou-se minha melhor amiga”, o verbo “tornar-se” significa transformar-se, vir a ser algo, ou seja, exerce a função de um verbo de ligação. “Minha melhor amiga” está funcionando como predicativo do sujeito. Logo, temos um predicado de núcleo nominal.

    Na segunda frase, “Maria tornou a falar comigo”, há a construção tornar a + infinitivo. O verbo “tornar” significa voltar e indica repetição, retomada de processo, o que indica que ele é transitivo indireto, e já que não há nenhum predicativo nesta frase, o núcleo do predicado é verbal.

    Já na terceira frase, “Alegre, Maria falou comigo sobre a boa notícia”, o predicado pode ser classificado como verbo-nominal, já que há dois núcleos significativos: o verbo falar”, e o nome predicativo, “alegre”, predicativo do sujeito Maria.

    Abraço.
    Drª Norma.

    ResponderExcluir