sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pronúncia das palavras: advogado e pneu

Olá Dra. Norma,

Em uma conversa com amigos, pude reparar que um deles, ao falar algumas palavras, acrescentava uma letra, como se fosse dar mais ênfase na palavra, sobretudo nas palavras Advogado e Pneu. Existe alguma explicação para este fato?

Desde já, obrigado!

Uerjianos.

2 comentários:

  1. Prezados consulentes,
    este fenômeno linguístico é absolutamente normal. Já que no português brasileiro não há consoante muda, alguns encontros consonantais merecem especial cuidado porque, na pronúncia despreocupada, tendem a construir duas sílabas pela intercalação de uma vogal. Ela pode ser chamada também de vogal de apoio e podemos observá-la na pronúncia de “ad(i)vogado” e “p(i)neu”.
    Encontros consonantais como esses são mais raros, são aspectos fonéticos que herdamos de outras línguas. A palavra advogado deriva do latim advocatus, particípio passado de advocare, “chamar junto a si”, formado por ad, “a”, mais vocare, “chamar, apelar para”. A palavra pneu é um encurtamento do francês pneumatique, ou seja, “cheio de ar”. Deriva do Grego πνευμα, “ar, vento, sopro”.
    Cuidado para não ser vítima da hipercorreção!
    O desejo de corrigir o engano leva, muitas vezes, à omissão da vogal de certos vocábulos na escrita, como, por exemplo, a palavra adivinhar, que muitos escrevem “advinhar” e a palavra subentender, que muitos escrevem “subtender”.

    Abraço,
    Drª Norma.

    ResponderExcluir
  2. Doutora boa noite a mesma regra equivale se usar o E Adevogado?. Segundo o Professor Pasquale, a norma culta é Ad vogado. E a partir de sua explicação e conhecimento, acho mais lógico a sua.

    ResponderExcluir